Páginas

quarta-feira, 12 de junho de 2013

A T U A L I Z A N D O...

Fonte: Diário do Nordeste – Cidade
Educação em Fortaleza será discutida durante conferência
O prefeito Roberto Cláudio determinou, por meio de decreto, a realização da III Conferência Municipal da Educação, que deverá acontecer nos dias 15, 16 e 17 de julho de 2013 no Centro de Eventos do Ceará. O objetivo do encontro é avaliar e discutir as políticas públicas de educação no município de Fortaleza.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME), o evento tratará da gestão pedagógica, do plano de cargos e carreiras, ideias inovadoras e gestão escolar. Também serão discutidos ofinanciamento público da Educação, educação especial e inclusiva, informática a serviço da Educação, educação de jovens e adultos, alfabetização, primeira infância, drogas e violência.
A conferência será aberta ao público, que poderá participar de palestras, oficinas e de uma mini-feira do livro. Também haverá espaços exclusivos para crianças e adolescentes, com oficinas de leitura e arte, brinquedoteca e apresentações artísticas.
Ainda segundo a SME, o evento irá apresentar as metas da educação no município e ações efetivas da gestão atual para a a área. Além disso, o Fórum Municipal de Educação será instalado durante a conferência.

Fonte: Jornal O POVO – Fortaleza
Prefeito Roberto Cláudio convoca Conferência Municipal da Educação
O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio convocou, por meio de decreto, a realização da III Conferência Municipal da Educação, a ser realizado nos dias 15, 16 e 17 de julho deste ano, no Centro de Eventos do Ceará. O decreto também foi assinado pelo secretário da Educação de Fortaleza, Ivo Gomes.
O evento tem como objetivo, avaliar e discutir as políticas públicas de educação no município de Fortaleza. Serão tratados temas como financiamento público da Educação, educação especial e inclusiva, informática a serviço da Educação, educação de jovens e adultos, alfabetização, primeira infância, drogas e violência, além de gestão pedagógica, plano de cargos e carreiras, ideias inovadoras e gestão escolar, dentre outros.
Durante os três dias, haverá palestras e oficinas, além de uma mini-feira do livro. O evento também contará com espaços exclusivos para crianças e adolescentes com oficinas de leitura e arte, brinquedoteca e apresentações artísticas.
Delegados
No encontro serão eleitos 61 delegados para representar Fortaleza na Conferência Estadual de Educação, que ocorrerá de 19 a 21 de setembro de 2013. A partir do encontro estadual, sairão os delegados para a Conferência Nacional, em Brasília, no período de 17 e 21 de fevereiro do próximo ano.

Fonte: Diário do Nordeste – Cidade
Alunos vindos da rede pública aumentam 68% na UFC 
O número de estudantes que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas e ingressaram na Universidade Federal do Ceará (UFC) aumentou 68% nos últimos três anos. O motivo desse crescimento, segundo a própria instituição, é o uso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como meio de ingressar no ensino superior. Dessa forma, os alunos encontram mais facilidade para fazer a matrícula e adquiriram mais confiança.
Enquanto em 2011 se matricularam na UFC 1.339 estudantes vindos da rede pública, neste ano, essa quantidade subiu para 2.250.Os números fazem parte de uma análise da universidade, que constata as principais transformações ocorridas no perfil de seus estudantes após a mudança para o Enem e Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
Os alunos da rede pública que ingressaram na UFC neste ano representam 33,2% do total. Em 2011, esse mesmo índice era de 23,7%. A quantidade de estudantes que fizeram a maior parte do ensino médio na rede pública também aumentou de 190, em 2011, para 216, agora.
Para que este aumento de matriculados fosse possível, o número de inscritos no Enem cresceu 105,7%. No ano de 2011, foram 40.221 candidatos e, atualmente, o número chegou a 82.771. O total de alunos que passou a maior parte do ensino médio na escola pública também aumentou. Eram 2.898 há três anos e 4.496 em 2013.
Interior

A quantidade de candidatos oriundos do Interior do Estado também cresceu. Neste ano, corresponderam a 36,9%, contra 28,5% em 2011. Isso levou também ao aumento no número de matriculados daqueles municípios -29,7% em 2013 e 23,5% em 2011.
A estudante Larissa Lima da Silva, que frequenta a Escola de Ensino Fundamental e Médio Dr. Cesar Cals, no bairro Farias Brito, pretende cursar Estilismo e Moda na UFC. Para isso, ela está estudando bastante desde o começo do ano. "O meu foco é a UFC. Se o Enem estiver parecido com o do ano passado, acredito que tenho boas chances", frisou.
Segundo o secretário adjunto da Secretaria de Educação do Estado (Seduc), Maurício Holanda, desde que houve a mudança para o Enem, as chances de se inscrever aumentaram bastante. "Antes, os jovens que moram em cidades distantes tinham dificuldade de vir para a Capital se inscrever e depois voltar para fazer a prova". Ele não negou que as cotas têm a sua contribuição, mas ressaltou que a quantidade de vagas conquistadas por alunos da rede pública é maior do que o ofertado pelo sistema.
THIAGO ROCHA
REPÓRTER

Fonte: Jornal O POVO - Cotidiano
Ceará tem aumento de 40% no número de inscritos no Enem
O Ceará teve 518.017 inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013. Divulgados ontem, em Brasília, pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, os dados apontam para um aumento de 40% no número de candidatos no estado em relação ao ano passado. Em 2012, foram 369.065 inscritos.
O Ceará é o 5º estado em número de candidatos. O primeiro é São Paulo, com 1.238.441 inscritos, seguido de Minas Gerais, com 870.782; Bahia, com 576.851; e Rio de Janeiro, com 562.616.
A região Nordeste tem o segundo maior percentual de inscritos no Enem, com 32%. A região Sudeste ficou em primeiro lugar, com 36% dos inscritos. A Sul teve 13%; a Norte, 10%; e a Centro-Oeste, 9%.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), do total de inscritos no Enem, 849.058 estudantes farão a prova para conseguir a certificação do ensino médio. No Ceará, esse número é de 59.959.
O crescimento de inscritos no Ceará supera o aumento total do País. Os 7.834.024 candidatos em todo o território nacional representam 26% a mais que o número do ano passado, quando houve 6.495.000 inscritos. Os candidatos confirmados após o prazo final de pagamento foram 5.971.290.
Na coletiva, Mercadante fez um balanço do exame. “Esses dados mostram uma grande confiança dos jovens e do povo brasileiro no Enem. De fato, é a principal possibilidade de acesso à educação superior no Brasil”.
Cursando o 3º ano do ensino médio, Isabelle Oliveira, 16 anos, é uma das inscritas pelo Ceará. No ano passado, ela prestou o Enem por experiência, mas, neste ano, espera ficar com uma das vagas disponíveis no curso de Design de Moda na Universidade Federal do Ceará (UFC).
Aluna de colégio público, Isabelle fez a inscrição na própria escola: “Eles queriam garantir que todo mundo vai prestar o Enem”, contou a estudante.
Enem 
A prova avalia o desempenho escolar e acadêmico do estudante e permite ao candidato a participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior.
O desempenho no Enem é também requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras, e critério para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 
Multimídia
A participação do Ceará no Enem é o Tema do Dia na cobertura de hoje dos veículos do Grupo de Comunicação O POVO. Confira: Para escutar: Na rádio O POVO/CBN (FM 95,5), o tema será discutido no programa Grande Jornal, às 9 horas. E na Revista O POVO/CBN, às 15 horas. Para ver: A TV O POVO trará uma matéria sobre o tema no O POVO Notícias, às 18h30min. Assista à programação pelo canal 48 (UHF e TV Show) e 23 (NET).

  

Kleber Leal
UNCME-C


Nenhum comentário:

Postar um comentário