Páginas

domingo, 20 de novembro de 2011

Todo dia é dia de lutar contra o preconceito racial, mas hoje é dia de refletir mais - 20 de novembro - Dia Nacional da Consciência Negra.



Mensagem de Dom Nelson por ocasião do “Dia Nacional” da Consciência Negra e do Mártir Zumbi dos Palmares


“O Deus que me abençoa te abençoe!”
Hoje, de modo muito especial, gostaria de enviar uma mensagem cordial e amiga a todos os que comemoram Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra contra a escravidão; bem como a todos os que, a partir de 1978, festejam o “Dia Nacional da Consciência Negra”.
Através destas palavras, desejo expressar minha solidariedade e apoio à Pastoral Afro em nossa Diocese e a todas as pessoas da forte e generosa raça Negra.
Consciência negra é a história de um povo que foi oprimido, mas lutou e sobreviveu. É a consciência de um povo que continua lutando para superar todo tipo de preconceito e discriminação.
Ainda temos que crescer muito no sentido da consciência negra. Mas há motivos para vibrar e viver na esperança, pois as Comunidades Negras estão construindo um trabalho sem precedentes na história do Brasil, no que diz respeito à igualdade racial. Por isso mesmo, devemos trabalhar pela inclusão da população negra.
Não se pode pensar a história e o futuro do País sem a presença do negro, seja ele organizado ou não.
A cada dia se torna maior a consciência da negritude, de seus direitos e deveres como cidadãos e afro-brasileiros.
Cresce o número de bispos, padres, religiosos/as, seminaristas, juízes/as, médicos/as, promotores/as, arquitetos/as, professores/as, jornalistas.
Comemoremos juntos com os nossos queridos irmãos e queridas irmãs afro-brasileiros/as, sua história de cruz, de morte, de perseguição, de discriminações, mas também história de vida e ressurreição.
Na ternura da Mãe Aparecida, Mãe Negra, sem preconceito ou preferência, celebremos a vida frente aos desafios da inculturação e da inserção social. Em Maria, encontramos a acolhida, a misericórdia, a ternura, o serviço, a simplicidade, a atenção, o amor. A Mãe Aparecida é o modelo ideal de um/a discípulo/a de Cristo. Ela abençoe e proteja a todos.
Na bondade infinita do Coração manso e humilde de Jesus, meu abraço amigo e minha especial bênção,
Dom Nelson Westrupp, scj
Bispo Diocesano de Santo André

Nenhum comentário:

Postar um comentário