Páginas

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Escola do Rio de Janeiro ensina educação financeira na hora do intervalo

Alunos aprendem a lidar com dinheiro na hora do recreio


 - Na Escola Pólen, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, a educação financeira é ensinada em atividades práticas há 30 anos. Na hora do recreio, os alunos frequentam uma minicidade que tem banco, loja de doces, correios e um jornal. Os alunos mais crescidos têm direito até a "talão de cheques" Andreia Medeiros/Divulgação
Ao longo do ano, todos têm a chance de trabalhar em cada estabelecimento como vendedor ou gerente, por exemplo. Os estudantes mais velhos podem abrir conta no banco, passando a ter direito a talões de cheque.
"Tenho muito contato com ex-alunos e o retorno é sempre muito bom. Eles dizem que essas experiências realmente fizeram diferença na vida deles", afirma a pedagoga Vivien Santa Maria, diretora da Escola Pólen.
Segundo Vivien, as atividades são vistas de maneira positiva também pelos pais. "Eles dizem que os filhos adquirem maturidade em relação ao dinheiro."

Projeto-piloto beneficiou quase 900 escolas públicas

O projeto da Pólen já tem três décadas, mas é um caso raro: foi só nos últimos anos que o tema da educação financeira começou a ser inserido mais fortemente nas escolas do país.

Um comentário:

  1. Excelente iniciativa dessa escola. Essa caminha na direção da educação integral, formar para a vida. Gostei!

    ResponderExcluir